Começar é sempre o mais difícil. Pode conversar com quem começou a alguns meses a se exercitar, do quanto foi difícil começar e do quanto valeu a pena dar este passo. Pensando em ajudar as pessoas a saírem do sedentarismo, que a revista Veja criou uma lista de cinco passos para sair do sedentarismo e começar a se exercitar. Veja quais são eles:

1. Avalie seu físico
Passar por uma avaliação de flexibilidade, fôlego, força muscular e composição corporal é importante para medir o progresso que virá com a prática de exercícios. Esse teste pode ser feito por um profissional de educação física. Já pessoas sedentárias com mais de 40 anos ou que tenham algum fator de risco, como sobrepeso e hipertensão, devem agendar uma consulta com um médico antes de iniciar uma atividade física.

2. Estabeleça metas realistas
Ter objetivos ao iniciar uma atividade física é motivador – desde que eles sejam realistas. Metas possíveis para um sedentário são, por exemplo, emagrecer 1 quilo em dois meses ou, em um mês, correr 10 minutos ou subir um lance de escada sem se sentir tão cansado. Um dos melhores estímulos é enxergar os resultados.

3. Escolha um exercício prazeroso

É comum que corrida e musculação, pela difusão e pela praticidade, sejam as primeiras opções na hora de escolher um exercício. Mas isso não quer dizer que elas sejam prazerosas para todo mundo. A regra é experimentar diferentes modalidades até encontrar a mais agradável.

4. Comece devagar

Pessoas que não estão acostumadas a se exercitar devem começar uma atividade física aos poucos, com uma intensidade leve e respeitando os limites do corpo. Isso vai ajudar a evitar lesões e diminuirá as chances de o indivíduo se sentir desestimulado com o exercício. Variar as modalidades também é uma medida que ajuda a espantar o desânimo.

5. Persista nos novos hábitos

É normal que uma pessoa decida se exercitar duas vezes por semana, mas, logo no início, um imprevisto a impeça de cumprir esse objetivo. O importante é não pode desanimar por causa disso. Se não deu, deve tentar de novo na outra semana. Para criar um hábito, é preciso investir nele, reforçando determinados comportamentos.

Fonte: Veja

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Alana,

    É eu sei bem que começar não é fácil mas tomei essa decisão há um mês atrás e sigo firme. Também sou buenete e o coach e a Maite estão me ajudando muito. Há 4 meses atrás tive meu anjinho Nicolas e agora estou em busca de uma vida mais saudável e da minha melhor forma fisica. Não vem sendo facil, moro nos USA e estou me dobrando para aprender a preparar minhas refeições para não cair em tentação hehe. Você é uma inspiração pra mim e gostaria de agradecer pelas dicas, por compartilhar sua rotina e nos inspirar aqui e no IG.
    Bjao

    • Ahh que legal!! Adoro encontrar buenetes por aqui! rs Nao deve ser facil retomar depois de ter filho ne, mas estamos em boas maos!! Eu que t agradeco pelo carinho viu!! Super beijo :*

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