Gente, pra quem tem duvidas se algumas bebidas hidratam após o treino,  leiam:

Não adianta só fazer os exercícios direitinho e comer bem – hidratar-se adequadamente é de extrema importância. Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo perde líquido e fica desidratado. A nutricionista Camila Leonel recomenda que a reposição de líquido seja feita imediatamente após o término do exercício, continuamente e de forma fracionada.  Quando pensamos em hidratação, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é água. Porém, ela não precisa ser a única opção embora seja a melhor opção Para hidratar-se, você também pode ingerir sucos e chás, por exemplo. Fizemos uma lista com algumas das bebidas mais comuns, se devemos ou não consumi-las após os treinos e por quê:

 

Bebidas isotônicas
SIM:

“Elas são bebidas cuja composição é semelhante aos fluidos do nosso corpo e devem ser usadas, principalmente, para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração”, diz a nutricionista Camila Leonel. Alguns exemplos de isotônicos são o soro caseiro, a água de coco e algumas fórmulas industrializadas.

Fique atento! Por conta dos sais minerais em excesso, essa bebida deve ser evitada por gestantes, lactantes, pessoas com hipertensão e/ou diabetes e pacientes com doenças renais não devem consumir a bebida isotônica industrializada, como afirma Camila.


Refrigerantes
NÃO:

Refrigerante - Foto: Getty Images

os refrigerantes fornecem apenas açúcar, água e carboidratos, não possuindo nenhum tipo de nutriente. Além disso, segundo a nutricionista Camila Leonel, “eles são bebidas gaseificadas e, por isso, podem causar desconfortos intestinais, além de ter uma absorção mais lenta”.


Bebidas energéticas
NÃO:

Bebida Energética - Foto: Getty Images

os energéticos são bebidas estimulantes e, por isso, contêm muita cafeína, além de açúcar. Eles têm, sim, aminoácidos e vitaminas. Porém, não são nada eficazes quando o assunto é hidratação e a nutricionista Camila Leonel explica por quê: “A combinação açúcar e cafeína auxilia na eliminação de água, devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede, ou seja, consumir energéticos causa o efeito contrário”.


Água de coco
SIM:

Água de coco - Foto: Getty Images

a água de coco é considerada um isotônico natural, já que apresenta vários minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais. “É um líquido perfeito para reposição de água e minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação”, diz a nutricionista Camila Leonel.


Suco de frutas naturais
SIM:

Suco - Foto: Getty Images

ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem bem o papel de hidratar o corpo. “Além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Mas devem ser alternados com a água e não substituí-la”, lembra a nutricionista Camila Leonel.


Água de cheiro ou com sabor
NÃO: 
Água com sabor - Foto: Getty Images

muitas pessoas tem trocado a água natural por esse tipo de água aromatizada ou com um leve sabor de fruta como fonte de hidratação. Ou seja, estão literalmente substituindo a água. O que muitas pessoas podem não saber é que, para que esse tipo de bebida fique com sabor, são adicionados aromatizantes, conservantes e adoçantes (para substituir o açúcar).

“Como alguns conservantes e adoçantes são à base de sódio, a tendência é que essas bebidas aumentem o nível de sódio do organismo”, alerta a nutricionista Camila Leonel. “Apesar de todo apelo comercial acerca desses produtos, a melhor escolha é sempre a água”, aconselha.

 

Sempre me perguntam sobre sucos e isotônicos, espero que tenham gostado e esclarecido as dúvidas amores!

Beijinhos![love]

 

Fonte: Minha Vida 

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Alana, tudo bem??
    Comecei a seguir o Instagram de vocês a um tempo e fiquei encantada com a educação e simpatia que você trata a todos. Gostaria de saber o que você come após apenas atividade aeróbica. Antes como uma banana com a aveia e após fico meio perdida se devo ou não tomar Whey porque estaria consumindo algumas calorias que já gastei. Toda vez que vou na minha nutricionista acabo esquecendo de perguntar hahaha

    • Oii querida!! Ah, obrigada viu? Eu costumo falar que apenas tento retribuir o carinho e educação que voces me passam , esse é o minimo que eu posso fazer! rs S2 Então, na verdade eu não consumo nada no pós treino, nao faço o uso de whey POS TREINO, uso o whey sempre dentro de alguma refeição, mas nao obrigatoriamente no pos treino. O que faco é sempre me alimentar a cada 3h. Entao faco uma refeicao por exemplo as 7h, espero uma hora para treinar musculacao ou aerobico (no caso treinaria das 8 as 9:30 por exemplo),e as 10h já faria minha outra refeicao. O importante é sempre tentar manter essa distancia, e nao mais que isso. Mas muitos nutricionistas indicam sim o uso do whey no pos treino, eu fiz isso por muito tempo.Mas ai voce tem que falar com sua nutri certinho. Talvez ela peça para voce tomar whey no pos treino imediato e só depois fazer uma refeicao solida! Nao esquece de perguntar pra ela na proxima sessao ta??
      Beijinhosss

Deixe um comentário