Oii gente, boa tarde!! Já me perguntaram sobre a relação entre varizes e a pratica de musculação. Então pesquisei sobre esse assunto, uma vez que em mim já apareceram algumas micro varizes (descobri a diferença agora rsrs ) inclusive na região que fala no texto, na coxa perto dos joelhos! E fiquei feliz em saber que se eu quiser, consigo fazer tratamento para removê-las. Acompanhem o texto abaixo:

 

“Primeiramente creio ser necessário esclarecer a diferença entre Microvarizes e Varizes!

 

MICRO VARIZES

 

Estas são os vasinhos capilares (da espessura de um fio de cabelo) da pele que se dilatam, de cor avermelhada ou arroxeada, que podem aparecer em diferentes locais do corpo, como rosto, colo, seios, abdômen, costas, pernas e pés. Não causam maiores danos à saúde, a não ser o estético! Estas PODEM ser um indicativo à uma predisposição ao aparecimento de varizes!

 microvarizes

VARIZES

 

Já as varizes são veias superficiais (vasos sanguíneos responsáveis por fazer o retorno do sangue para o coração) de maior calibre dilatadas e tortuosas, de cor roxo-azulada ou esverdeada, que surgem ao longo das pernas e dos pés e podem causar dor e inchaço.

Como agentes predisponentes podemos ter:

  • A própria genética;
  • O sedentarismo (ainda mais se associado ao sobrepeso e tempo prolongado assentado ou de pé);
  • O uso de anticoncepcionais.

Por estarem agindo contra a gravidade; no interior desses vasos encontramos espaçadamente entre si pequenas válvulas que se abrem na passagem do sangue e logo após se fecham evitando que o sangue retorne. Mas com a dilatação das paredes desses vasos, tais válvulas perdem sua função e o sangue tende a estagnar naquela região e em caso agudos provocando uma perigosíssima trombose!

 

A AÇÃO DA MUSCULAÇÃO

 

O treinamento da musculação estimula e muito toda circulação periférica e não é raro observar o aparecimento de microvarizes nas pessoas com certa fragilidade capilar, especialmente na região das coxas mais próximo dos joelhos. Nesse caso, não há alternativa senão a esclerose dessas através da aplicação (injeção local) de líquidos secantes ou podendo ser usado também um laser que promove uma irritação térmica (cauterizando as microvarizes).

A musculação é contraindicada para as pessoas com quadros graves de varizes já diagnosticadas até que o problema tenha sido resolvido. Dependendo do tamanho do vaso afetado, pode-se usar a cauterização com catéter de radiofrequência, laser ou a cirurgia de retirada da veia. As veias que mais causam problemas são as safenas (temos duas em cada perna), mas as varizes podem ocorrer em outras veias superficiais.

Todavia, o estímulo anabólico (de construção e reparação de tecidos) da musculação também estimula o fortalecimento das paredes dos vasos, tanto dos capilares quanto os de maior calibre.
Assim sendo, a musculação tem um caráter profilático de extrema importância não apenas no fortalecimento dos vasos, mas especialmente, porque quando se mantém a musculatura de membros inferiores (especialmente as panturrilhas) forte e tonificada, essa executa um papel importante no retorno venoso que chamamos de “ação de coração periférico”, servindo como uma bomba que comprime os vasos ajudando a empurrar o sangue para cima ao menor movimento que fazemos como andar, levantar de uma cadeira, subir uma escada e etc.

 

FONTE: www.dicasdetreino.com.br

Espero que tenham curtido!! Duvidas e sugestoes de outros posts,comentem!!! :D

Beijos beijos!!

:*

10 COMENTÁRIOS

  1. oi alana .tenho vazinhos nas coxa proximo do joelho.vc saberia me indicar clinica consultorio fas esse procedomento de iluminacao.obrigada…

  2. Ótimo post, tive micro varizes ja e tratei tbm.
    Vcs poderiam fazer um post sobre pessoas Magras né?! Sou magrinha e não consigo engordar nem a pauu, ja até desisti!…e ao contrário do que muita gente fala as vezes isso me incomoda…tem algumas dicas pra mim Alana?? =/

    • Amore ganhar massa é muito mais dificik que emagrecer! Eu que o diga! Se eu fico 10 dias sem treinar ao inves de engordar eu emagreco, tenho metabolismo mega acelerado e pra ganhar massa é uma vida! FArei um psot bem bacana sim , pode deixar!! MAs nao tem jeito, pra ganhar tem que comer muuuuuuuuuito rsrs (comer coisas boas claro! Bjo enorme lindona!! :*

  3. Legal o assunto do post! No meu caso, desde que comecei a musculação, reparei que apareceram mais microvarizes, mas principalmente estrias no bumbum! Pesquisei e descobri que o aumento de massa muscular sem a devida hidratação da pele pode causar estrias. Talvez esse seria um assunto interessante para um próximo post! Beijos

Deixe um comentário