Oii gente!! Adorei esse texto que a dra. Dieynne fez, sobre os adoçantes e sua relação com diabetes tipo 2, vocês sabiam disso?? :O Pois é! Não adianta tirarmos o açúcar da nossa vida e nos entupirmos de adoçante. Tudo precisa ser dosado e bem indicado. Leiam abaixo esse texto super direto e de fácil entendimento. Se curtirem, tiverem duvidas ou sugestões, comentem sempre!!!  Beijos no coração! 

[love]

Você consome adoçantes artificiais? Acha que são saudáveis e ajudam a perder peso ou evitar o ganho de peso?? Então LEIA esse post!

Mais doces e com menos calorias que o açúcar, os adoçantes artificiais surgiram como a “salvação das dietas”. Será que vc ta fazendo uma escolha inteligente ao usar adoçantes? (sabe de nada inocente) Dependendo do tipo de adoçantes, provavelmente vc esta trocando 6 por meia duzia! Uma revisão de estudos publicada na revista “Trends in Endocrinology & Metabolism”, mostra que estes produtos favorecem o aparecimento de obesidade, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica (dois ou mais fatores que, juntos, aumentam o risco de doenças cardíacas e derrame) — mesmos problemas apontados no consumo de açúcar há anos. O “New England Journal of Medicine” publicou um grande estudo que associava o alto consumo de bebidas adoçadas artificialmente à obesidade: ao ingerir altas doses de refrigerantes diet, por exemplo, o cérebro entende a entrada de doce no organismo mas não há calorias para serem queimadas, o que a longo prazo faz com que o organismo ative o mecanismo de conservação de energia e o corpo ganhe peso.

adocantes
Há também a interferência dos adoçantes (e outros industrializados como acidulantes e conservantes) no metabolismo periférico, atuando como diruptores endócrinos e mudando a maneira como as células processam informações hormonais. Essa mudança de sinalização pode aumentar a obesidade não só pelo valor calórico. É como se uma pessoa comesse mil calorias de leitão assado, arroz e feijão e outra optasse por uma refeição com as mesmas mil calorias em fast-food e esta segunda engordasse mais por causa da química industrializada que atrapalha o funcionamento normal da célula. 

- Dicas da dra Dieynne:  Opte pelos adoçantes naturais! A stevia é uma boa opção de adoçante mas é fundamental LER O ROTULO!!! porque muitas vezes ela é misturada com ciclamato e sacarina para ficar mais barata, assim como também é comum a sucralose vir misturada ao sorbitol, já citado em estudos como favorecedor da diabetes. A industria de alimentos sempre tentando nos enganar! Fiquem atentos! Busquem sempre orientações médicas! 

Beijoss.. 
[love]

 Dra. Dieynne Saugo 

Medicina esportiva/Nutrologia

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente Post! Eu sou uma formiguinha que está em reeducação e as falhas são grandes ainda. Preciso ler mais e mais sobre isso para saber a cada dia dizer não aos doces. Valeu Dentistasfit, grande abraço…. <3

  2. Olá, gostaria que postasse os links das referências utilizadas no post e gostaria de saber também sua opinião em relação a sucralose, já que não é natural mas é apontada como uma boa opção também de adoçante, já que até hoje não apresentaram estudos mostrando algum malefício de seu uso contínuo. Também queria saber se tem algum limite de dosagem diária para cada um, pois pesquisei na internet e achei alguns números mas nada muito acadêmico.

    • Oii Ingrid, tudo bem? Quanto as referências utilizadas, você terá que entrar em contato com a Médica nutróloga Dra Dieynne que foi quem redigiu esse texto. Apenas compartilhamos a informação passada por uma profissional da área. Quanto as outras informações, se puder se direcionar a ela também, acredito ser de maior valia, uma vez que por não sermos da área não podemos indicar algum limite de dosagem ou algo relacionado a isso! Bjs

  3. Essa semana comprei o açúcar de coco, é um adoçante 100% natural…gostei muito dele e o índice glicêmico é baixíssimo, de apenas 35.

Deixe um comentário